SOMATÓRIA
O cinema, quando de seu surgimento, era mudo, pois limitações técnicas não permitiam a captação e a produção de som juntamente com as imagens. Sobre a evolução do som no cinema é correto afirmar que:
01) O cinema nasceu mudo, porém a música se fazia presente. Em boa parte das projeções havia a participação de músicos tocando ao vivo durante as projeções, de acordo com o repertório solicitado para cada filme.
02) O filme “Fantasia” (Walt Disney) é considerado por alguns autores como uma revolução na forma de realização das trilhas sonoras para o cinema.
04) A inclusão da trilha sonora previamente gravada junto ao filme gerou revolta entre os músicos da época. No Brasil, os protestos levaram o governo a instituir uma lei que assegurava que parte da produção cinematográfica deveria considerar a presença de músicos ao vivo durante a exibição dos filmes.
08) O “Vitaphone”, desenvolvido nos Estados Unidos da América em 1927, é uma máquina de projeção que permitia a sincronização das imagens a um disco de 78 rotações. Um pouco mais tarde, o “Movietone” permitiu a melhoria da qualidade na sincronização de som e imagem, permitindo que os sons fossem gravados no próprio filme.
16) O filme “The jazz singer” (1927) foi um dos primeiros representantes do cinema sonoro, ficando marcado na história desta modalidade de cinema.