SOMATÓRIA
O filósofo alemão Walter Benjamin propôs o conceito de “aura” como forma de compreender a relação entre o “valor de culto” e o “valor de exposição” de uma obra de arte. Chauí explica que: “A obra de arte possui aura ou é aurática quando tem as seguintes qualidades: é única, una, irrepetível, duradoura e efêmera, nova e participante de uma tradição, capaz de tornar distante o que está perto e estranho o que parecia familiar porque transfigura a realidade.” (CHAUÍ, M. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2011, p. 347).
Acerca das concepções estéticas de Walter Benjamin, assinale o que for correto.
01) Uma obra de arte que originalmente é objeto de culto passa a ter “valor de exposição” quando é percebida independentemente de sua função religiosa original.
02) As técnicas modernas, como a fotografia e a gravação de sons, são utilizadas para reproduzir obras de arte, mas não são capazes de produzir obras de arte originais.
04) A tradição à qual pertence uma obra de arte determina o significado que ela tem para o público.
08) Objetos artísticos que não têm originalmente função religiosa não possuem aura.
16) A reprodução técnica de uma obra de arte, que permite sua divulgação em massa, implica o declínio de sua aura, pois essa obra perde sua condição de ser única e irrepetível.