SOMATÓRIA
O filósofo francês René Descartes (1596-1650) propôs colocar em dúvida todas as opiniões que recebera até então como método para alcançar algo de certo e verdadeiro nas ciências. Em primeiro lugar, argumentou que os nossos sentidos não são fonte confiável para o conhecimento: “Tudo o que recebi, até presentemente, como o mais verdadeiro e seguro, aprendi-o dos sentidos ou pelos sentidos: ora, experimentei algumas vezes que esses sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.” (DESCARTES, R. Meditações metafísicas. In: Obras escolhidas. Trad. J. Guinsburg; Bento Prado Júnior. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994, p. 117). Acerca do método cartesiano, assinale o que for correto.
01) Segundo Descartes, para estabelecer algo de firme e correto nas ciências será necessário examinar cada uma de nossas opiniões a fim de verificar se são falsas ou verdadeiras.
02) Descartes é considerado um representante do racionalismo, posição filosófica que admite a razão como fonte válida do conhecimento.
04) Porque Descartes argumenta que não podemos confiar em nossos sentidos, as afirmações das ciências da natureza somente podem ser consideradas opiniões, e não conhecimentos verdadeiros.
08) Para alcançar um princípio racional necessário do conhecimento, Descartes usa argumentos semelhantes aos usados pelos céticos, que negam a possibilidade do conhecimento.
16) Segundo Descartes, uma “coisa pensante” não depende de coisa alguma ou de condição material alguma para ser; nem mesmo do corpo, que é uma “coisa extensa”.