SOMATÓRIA

O gengibre é uma raiz tuberosa nativa da Ásia, utilizada tanto na culinária quanto na medicina. As propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias, inclusive termogênicas como o gingerol, auxiliando na digestão de alimentos gordurosos, combatendo o mau hálito, cólicas menstruais, ressaca, aliviando dores decorrentes de artrite, infecções do trato respiratório, tosse e bronquite. É bastante empregado na formulação de chás e xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica. A raiz é composta ainda por vitamina B₁₂ e sais minerais como o potássio, o magnésio e o cobre. Com base no texto acima e nos conhecimentos de Biologia e de Química, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Raízes tuberosas, além de efetuarem a absorção de nutrientes e de fixarem o vegetal ao substrato, também são armazenadoras de reservas.
02) As células parenquimáticas encontradas nas raízes têm paredes finas, constituídas basicamente por celulose, um polissacarídeo estrutural.
04) O potássio e o magnésio presentes na raiz do gengibre são importantes vitaminas lipossolúveis que atuam na coagulação do sangue.
08) O gengibre contém substâncias termogênicas, as quais têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.
16) O gingerol, óleo presente no gengibre, apresenta caráter ácido evidenciado por seu sabor picante.