Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2011
Fase Única
SOMATORIAO-principal508ab3b3628
Discursiva
SOMATÓRIA

O principal parâmetro utilizado pela ONU para medir o padrão de vida de um país é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O IDH leva em conta três parâmetros: índice de expectativa de vida, índice educacional e índice de renda. Cada um dos três índices é calculado de modo a fornecer um número entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor o indicador. Os índices de renda e de expectativa de vida, por exemplo, são dados, respectivamente, pelas fórmulas , em que x é o produto nacional bruto per capita anual, em dólares; ln é o logaritmo neperiano (base e); e y representa a expectativa de vida média do país, em anos. O IDH é a raiz cúbica do produto desses três índices. A antiga versão do cálculo do IDH (utilizada até 2010) era obtida pela média aritmética simples desses três índices. A partir das informações fornecidas e de seus conhecimentos sobre esse tema, assinale o que for correto.

01) Segundo a fórmula atual, o IDH de um país com índice de expectativa de vida 0,6, com índice educacional 0,9 e índice de renda 0,4 é maior do que seria com esses mesmos índices pela fórmula antiga.

02) O índice de renda não se alteraria se, no lugar do logaritmo neperiano, fosse utilizado o logaritmo na base 10.

04) Pela fórmula do índice de expectativa de vida, nos países afiliados à ONU, a maior expectativa de vida não deve superar 73,2 anos.

08) Pela fórmula atual, é possível que um país com índice educacional igual a 0,6 possua IDH de 0,9.

16) Como o índice de renda leva em conta somente o produto nacional bruto per capita, ele não mede a desigualdade na distribuição de renda do país.