SOMATÓRIA
O setor do agronegócio brasileiro representa um enorme complexo de atividades econômicas tanto na indústria quanto no setor de serviços, desenvolvidos a partir da produção no campo. A agropecuária gera uma rede de estabelecimentos (cooperativas, indústrias e centros de distribuição) que utiliza matérias-primas animais ou vegetais, transformando-as em produtos de maior valor agregado. Com relação a essas atividades, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Bastante heterogênea, a estrutura produtiva do setor agropecuário conta, de um lado, com a forte participação da agricultura familiar na produção de alimentos; de outro, com as cooperativas agrícolas voltadas para a produção de grãos.
02) A fruticultura é, na atualidade, um dos segmentos mais dinâmicos e lucrativos da agricultura brasileira. No Nordeste, ela adquire importância econômica cada vez maior, com a produção voltada para os mercados interno e externo. O desenvolvimento de tecnologias e o aperfeiçoamento de técnicas de irrigação foram fundamentais para o crescimento dessa atividade.
04) Nas últimas décadas, houve o incremento da produção agropecuária no Centro-Oeste, e os incentivos fiscais atraíram grandes empresas dos setores de carnes, de aves, de açúcar e álcool e de soja. Na região, a atuação dessas empresas colocou o Brasil entre os maiores exportadores mundiais.
08) A expansão da fronteira agrícola na Amazônia Legal ocorre no contexto da regionalização da agricultura na década de 1950, como tentativa de adaptação do Brasil à globalização da economia. A implantação de cultura de soja, nesse período, ocorre com os incentivos da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
16) No Paraná, as cooperativas Cocamar, sediada em Maringá, e Coamo, em Campo Mourão, montaram uma estrutura que atende à produção, à industrialização, à distribuição e à exportação. O complexo exportador da soja subordinou os agricultores às indústrias e ao capital financeiro e promoveu a concentração da propriedade fundiária.