Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2009
Fase Única
SOMATORIAO235e2c8fb87
Discursiva
SOMATÓRIA

O Renascimento é considerado um marco da Idade Moderna. Uma das características desse período é o processo de secularização do universo, da sociedade, da cultura: muitos princípios e práticas que tinham uma fundamentação teológica e religiosa adquirem um caráter laico. É possível constatar isso, inclusive, na nova concepção que o corpo adquire durante o Renascimento. Sobre o Renascimento e a Idade Moderna, assinale o que for correto.

01) Os estudos de anatomia, praticados pelo médico belga Vesalius (1514 – 1564) e por Leonardo da Vinci (1452 – 1519), não só alteram várias concepções inadequadas da anatomia tradicional, baseadas nas obras de Galeno (séc. II), como também alteram a representação religiosa do corpo humano e lhe dão uma conotação física, naturalista e biológica.

02) Por considerar o corpo humano apenas matéria, a Igreja da Idade Média não se importava com a exumação de cadáveres para a prática de experiências científicas.

04) A Idade Moderna desenvolve uma concepção mecanicista do corpo que pode, inclusive, ser encontrada na obra de René Descartes.

08) A secularização da concepção do corpo apresenta-se durante o Renascimento na expressão artística, como, por exemplo, na arte pictórica de Rembrandt, que reproduz a experiência de Vesalius no seu quadro A lição de anatomia.

16) A exumação dos cadáveres, sua dissecação e as experiências neles exercidas eram, no início da Idade Moderna, rigorosamente submetidas aos princípios da bioética e fiscalizadas por um conselho composto por membros da Igreja e magistrados.