SOMATÓRIA
Os instrumentos musicais possuem classificações distintas, que consideram seu material, suas formas de emissão do som etc. Em se tratando destas formas distintas de classificação é correto afirmar que:
01) São considerados instrumentos da família dos sopros: clarinete, flauta, oboé, fagote, trombone de vara, ocarina, zampronha e alfaia.
02) A flauta transversal, apesar de ser atualmente produzida em metal, em sua origem era produzida em madeira. Na orquestra sinfônica, até hoje ela é classificada na chamada “família das madeiras”.
04) São instrumentos de percussão: pandeiro, atabaque, agogô, triângulo, sinos, xequerê, ganzá, carrilhão, xilofone e tímpano.
08) O cravo pode ser considerado um instrumento de corda beliscada. Isso devido à forma de emissão do som: uma espécie de pinça que belisca a corda no momento em que o instrumentista toca em cada uma das teclas.
16) A orquestra sinfônica é organizada em grupos, classificados em: cordas, madeiras, metais e percussão. Sua disposição obedece a uma organização previamente estabelecida, que leva em conta, dentre outros elementos, o equilíbrio das sonoridades.