SOMATÓRIA
Segundo o Portal Brasil*, em informação de 05/03/2015, a proporção obrigatória de etanol anidro adicionado à gasolina comum aumentou de 25% para 27% em março de 2015. Considere as implicações dessa mudança para um posto de combustíveis que tem três tanques de igual medida, com capacidade máxima de armazenamento, no conjunto, de 120.000 litros de combustível. Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre a situação exposta e também sobre os desdobramentos a respeito das finanças dos usuários de vários tipos de combustível.
*(www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/03/adicao-de-27-de-etanol-na-gasolina-e-estabelecida-pelo-governo).
01) No Brasil, a produção do biodiesel extraído da cana-de-açúcar para suprir a demanda nacional foi ampliada devido ao aumento da porcentagem de etanol anidro adicionado à gasolina comum, implicando consumo maior da matéria-prima.
02) Um dos tanques de armazenamento, cujo volume estava pela metade, precisava ser corrigido para a nova proporção obrigatória de 27% de etanol anidro adicionado à gasolina comum. Para o ajuste correto, ainda seria necessário adicionar 400 litros de etanol anidro ao tanque.
04) Um consumidor que pagou, no mês anterior, R$2,98 pelo litro da gasolina, passou a pagar R$3,17 pela mesma quantidade no presente mês. Isso ocorreu porque a adição de etanol anidro à gasolina resultou em um aumento de 2% no preço, que foi acrescido sobre um aumento, na semana anterior, de 6,2%.
08) O Programa Nacional do Álcool, lançado na década de 1970, foi implantado em duas fases distintas. Na primeira, houve a produção do álcool para ser adicionado à gasolina comum e, na segunda, ocorreu a utilização do álcool como combustível para uso sem mistura (100% etanol).
16) De acordo com a nova proporção de etanol anidro adicionado à gasolina comum, em sua capacidade máxima, os tanques de armazenamento estarão comportando 32.400 litros de etanol.