Questão
Universidade Estadual de Maringá - UEM
2016
Fase Única
SOMATORIASobre-Revolta20928141f3f
Discursiva
SOMATÓRIA

Sobre a Revolta de Canudos, ocorrida no final do século XIX, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01) Para alguns grupos sociais, como os membros da Igreja Católica, o crescimento de Canudos e a figura de Antônio Conselheiro eram vistos com bons olhos, pois ajudavam a fortalecer o poder religioso da Igreja.

02) A população de Canudos era formada por sertanejos sem-terra, vaqueiros, ex-escravos, pequenos proprietários, homens e mulheres perseguidos por coronéis ou pela polícia. Essas pessoas buscavam paz e justiça em meio à fome e à seca do sertão.

04) A prática do sistema comunitário, que repartia o fruto do trabalho, a ausência de cobrança de tributos e a proibição da prostituição e da venda de bebidas alcoólicas caracterizavam as normas existentes no povoado de Canudos e representavam uma alternativa de sociedade para os sertanejos que fugiam da dominação dos coronéis da região.

08) Os conflitos que ocorreram na região de Canudos, no sertão da Bahia, tiveram pouca repercussão na imprensa local e na nacional, o que fez com que boa parte da população brasileira os desconhecesse.

16) O que ocorreu em Canudos pode ser denominado como um movimento social de caráter messiânico, uma vez que reuniu milhares de sertanejos de áreas pobres, guiados por um líder religioso, que, acreditava-se, realizava curas e profetizava acontecimentos.