SOMATÓRIA
Sobre as bacias hidrográficas e os principais rios que percorrem o território brasileiro, é correto afirmar que
01) a Bacia Platina destaca-se pela uniformidade das condições climáticas e de relevo, com domínio do clima subtropical úmido, e por drenar na sua maior extensão áreas de planícies, como a do Pantanal Mato-grossense, a dos Pampas e as planícies litorâneas.
02) o rio São Francisco atende a várias finalidades: de navegação, no trecho entre Pirapora e Juazeiro; de geração de hidroeletricidade; de abastecimento das populações no Polígono das Secas; e de irrigação. O projeto de transposição de suas águas tem como foco principal assegurar oferta de água às populações de regiões semiáridas dos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.
04) o rio Amazonas é o maior rio do mundo em extensão; porém é superado em vazão pelo rio Paraná, que coleta as águas em quatro diferentes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
08) é na bacia do Tocantins-Araguaia que se encontra a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal. No rio Tocantins foi construída a hidroelétrica de Tucuruí, uma das principais usinas da Região Amazônica.
16) no Brasil, o Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos tem a função de administrar conflitos gerados pelos múltiplos interesses dos usuários dos recursos hídricos, atentando para os impactos ambientais passíveis de ocorrer. Os comitês de bacias hidrográficas e os consórcios intermunicipais são exemplos de instrumentos sociais e políticos que visam à gestão dos recursos hídricos, com importante papel nas esferas estadual e municipal.