SOMATÓRIA

Sobre as crises econômicas internacionais e considerando a tabela abaixo, quando necessário, assinale a(s) alternativas(s) correta(s):

01) Na primeira década do século XXI, dos três principais emergentes da América Latina, o México foi o mais atingido pela crise financeira por causa de sua forte relação econômica com os Estados Unidos.
02) O Brasil foi um dos países menos atingidos pela crise da primeira década do século XXI, em grande parte graças aos saldos comerciais favoráveis e ao significativo acúmulo de reservas internacionais.
04) O protecionismo atual alavancou o setor industrial do Brasil, do México e da Argentina, e possibilitou que esses países enfrentassem a crise econômica gerada pelos Estados Unidos, não lhes ocorrendo qualquer impacto social.
08) Na crise econômica de 1973, denominada de “crise do petróleo”, o México e o Brasil foram pouco afetados graças às suas extensas reservas petrolíferas e às suas energias alternativas, como o etanol, desenvolvido pelo Pró-Álcool.
16) A industrialização brasileira sofreu declínio com a crise da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929. Esse fato justifica as atividades agrícolas terem maior participação no PIB brasileiro da época.