SOMATÓRIA
Sobre o governo de João Goulart (1961-1964), também conhecido popularmente como Jango, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Após a renúncia de Jânio Quadros, em agosto de 1961, os ministros militares viam a posse de João Goulart na presidência da República como uma ameaça à segurança nacional do país.
02) O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, do PTB, passou a defender radicalmente a posse, ameaçando com resistência armada para fazer valer o respeito à Constituição. Brizola organizou, do sul, a Voz da Legalidade, uma rede de rádio criada para conseguir apoio a Jango em todo o Brasil.
04) O Congresso implantou o parlamentarismo, instituído no Brasil por uma emenda constitucional, em setembro de 1961. Jango assumiu a presidência, mas o governo, de fato, foi para as mãos de um primeiro-ministro.
08) O sucesso do sistema parlamentarista foi expressivo, e, no final do mandato de João Goulart, em 1965, houve a realização de um plebiscito que consultou a população brasileira sobre a continuidade ou não desse sistema de governo.
16) O Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico, implantado pelo governo Jango, visava combater a inflação, retomar o crescimento econômico e realizar as reformas estruturais, conhecidas como reformas de base, que incluíam as categorias agrária, tributária, financeira, universitária, constitucional e administrativa.