SOMATÓRIA
Sobre as massas de ar e suas influências no clima do Brasil, assinale o que for correto.
01) A Massa Equatorial Atlântica (mEa) se origina nas proximidades do arquipélago português dos Açores, na África. É uma massa de ar quente e úmido que atua, principalmente, durante a primavera e o verão no litoral das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
02) A Massa Equatorial Continental (mEc), por ser originada no interior do continente, é uma massa quente e seca. Sua principal interferência no clima brasileiro é a ocorrência do clima semiárido do sertão nordestino.
04) A Massa Tropical Continental (mTc), por ter sua origem na depressão do Chaco, no Paraguai, local com baixas temperaturas e muita umidade, atua, principalmente, nos estados do Acre e Rondônia, provocando o fenômeno local conhecido como “friagem”.
08) Por se originar no oceano Atlântico, em uma zona de média latitude, a Massa Polar Atlântica (mPa) tem ar frio e úmido. Essa massa atua, principalmente, no período de inverno, ocasionando as chamadas chuvas frontais na região Sul do Brasil.
16) A Massa Tropical Atlântica (mTa), de ar quente e úmido, tem sua origem no Atlântico Sul. No litoral das regiões Sul e Sudeste, o encontro dessa massa com as áreas elevadas da serra do Mar provoca chuvas orográficas, responsáveis pelas principais tragédias nas encostas dessas regiões serranas.