SOMATÓRIA
Sobre a presença dos jesuítas espanhóis durante o século XVII, na região do Guairá, que abrangia parte do atual território paranaense, assinale o que for correto.
01) As primeiras reduções fundadas pelos padres jesuítas, na região, foram as de Nossa Senhora de Loreto e de Santo Inácio Mini, ambas localizadas na margem esquerda do rio Paranapanema.
02) As reduções eram dirigidas por um missionário jesuíta que tinha a suprema autoridade no local. Esse líder missionário era chamado de pai-tuya (pai velho) pelos índios.
04) As reduções tinham uma organização muita parecida com as vilas portuguesas. Havia uma praça central, onde se localizava a igreja e as casas ficavam alinhadas de maneira a formarem quadras, e possuíam uma espécie de área coberta e contínua, que as ligava entre si.
08) Nas propriedades coletivas (tupã-mbe), chamadas de propriedades de Deus, o trabalho era coletivo e realizado em sistema de turnos pelos índios. Os alimentos produzidos nestas propriedades eram armazenados em depósitos públicos e depois distribuídos para as famílias indígenas.
16) Os bandeirantes foram os grandes aliados dos jesuítas. Juntos derrotaram os exércitos espanhol e português (Aliança Ibero-americana), que pretendiam conquistar a região para explorar os recursos naturais, sobretudo ouro e diamantes.