SOMATÓRIA
Sobre o romance Dois irmãos, de Milton Hatoum, assinale o que for correto.
01) O narrador desse romance não segue a cronologia dos episódios que narra, mas constrói seu texto com idas e vindas temporais, em um ir e vir que exige atenção do leitor para acompanhar seu percurso complexo. Sua narração se pauta pelas conversas que teve com várias personagens da trama, muitas vezes sobre os mesmos temas, que são retomados inúmeras vezes ao longo da narrativa, recontados, revistos, revisitados. A trama se torna cada vez mais densa e reiterativa, como ocorre com a memória, base do trabalho desse narrador.
02) O início do romance mostra a personagem Rânia em uma situação que será retomada perto do fim da narrativa, unindo as duas pontas do romance. Nas últimas páginas, o narrador apenas tecerá considerações sobre as personagens, sem concluir seus destinos pessoais. Ao fazer isso, cria-se um romance circular ou em espiral, sem desfecho definitivo, com final em aberto em relação às personagens principais.
04) O romance é narrado em primeira pessoa, por um narrador que participa da ação, mas não figura como um dos protagonistas da história narrada. Isso pode ser comprovado pelo fato de sua relação com as demais personagens ser explicitada aos poucos ao longo do texto. No início do romance, não sabemos quem é o narrador, apenas inferimos que não é nenhum dos gêmeos (Omar e Yaqub), nem sua mãe (Zana), nem o pai (Halim), nem a empregada (Domingas). Bem adiante, saberemos que é o filho de Domingas com um dos gêmeos e, bem perto do fim, que se chama Nael.
08) O espaço no romance Dois irmãos é o de uma Manaus entre a representação de seus recursos naturais e a crueza dos bairros periféricos, marcados pela pobreza, às vezes pela miséria. Em nenhum caso ocorre a idealização desse espaço, que diz muito sobre as personagens que ali circulam e vivem. Apesar disso, o espaço não determina ou limita as possibilidades de desenvolvimento dessas personagens. Yaqub, por exemplo, muda-se para São Paulo, cursa a Escola Politécnica e se torna um engenheiro respeitado.
16) Milton Hatoum é um dos principais nomes da literatura brasileira da primeira metade do século XX, com uma obra não muito vasta, mas de grande força e importância. Colocou a região Norte, em especial sua Manaus, no mapa dos grandes romances regionalistas dos anos 1930-1945, período também conhecido como 2ª geração modernista, contemporâneo que é dos nordestinos José Lins do Rego e Graciliano Ramos, bem como do gaúcho Érico Veríssimo.