SOMATÓRIA
Sobre a economia e a sociedade da América Portuguesa no século XVIII, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Na região litorânea do nordeste brasileiro, em razão da concorrência do açúcar de beterraba produzido nas Antilhas, o cultivo da cana-de-açúcar foi gradualmente substituído pela fruticultura voltada para a exportação.
02) Em regiões dos atuais estados do nordeste brasileiro, o cultivo do algodão tornou-se uma atividade agrícola economicamente importante.
04) Em razão do crescimento do movimento abolicionista ao longo do século XVIII, a utilização da mão de obra escrava foi gradualmente substituída pelo trabalho do imigrante, principalmente na atividade mineradora no centro-oeste do atual território brasileiro.
08) A coleta das chamadas “drogas do sertão”, na bacia do rio Amazonas, realizada com intensidade nos séculos XVI e XVII, é abandonada em razão dos esforços realizados para o cultivo e a exploração do látex para a produção da borracha.
16) A descoberta de metais preciosos pelos bandeirantes e a atividade mineradora dela decorrente no centro-oeste do atual território brasileiro levaram Portugal a incorporar a seus domínios territórios que, segundo os limites estabelecidos pelo Tratado de Tordesilhas, firmado entre Portugal e Espanha, pertenceriam aos espanhóis.