SOMATÓRIA
Sobre o processo de evolução histórica das fronteiras do Estado do Paraná, assinale o que for correto.
01) A formação territorial do atual Estado do Paraná prende-se à história das fronteiras estabelecidas pelos portugueses, através do Tratado de Tordesilhas. Este Tratado foi assinado entre Portugal e Espanha no final do século XV, para dirimir dúvidas quanto ao domínio das terras que viessem a ser descobertas por esses países.
02) Na sua porção norte, o Paraná se limita apenas com o Estado de São Paulo. A evolução dessa linha divisória está ligada às Capitanias de São Vicente e de Santo Amaro, originando a Capitania de Paranaguá. Esta determinou o surgimento das Comarcas de Paranaguá e de Curitiba, as quais contribuíram para a criação da Província do Paraná, em 1853.
04) A atual configuração do território paranaense está ligada às missões religiosas, à ação dos bandeirantes vicentinos, ao tropeirismo e às atividades agrícola, pastoril e de mineração.
08) Entre os tratados que foram importantes na evolução histórica do território paranaense, estão os tratados de Nova York e de Sevilha e a criação da ouvidoria de Lima, que determinaram a expansão da fronteira litorânea além dos limites da plataforma continental.
16) Na década de 1940, o governo de Getúlio Vargas criou nas regiões Sudeste e Oeste do Estado do Paraná o Território Federal do Iguaçu, alterando os limites territoriais paranaenses. Após a queda de Getúlio Vargas, o Paraná incorporou novamente essa área ao seu território.