SOMATÓRIA
Sobre o surgimento do teatro na Grécia antiga podemos afirmar: “Essa nova forma de diversão dramática exigia um local apropriado, e logo as cidades gregas tinham cada qual o seu próprio teatro, escavado nas rochas de uma colina próxima. Os espectadores sentavam-se em bancos de madeira de frente para um grande círculo. Nesse meio círculo, que era o palco, ficavam os atores e o coro. Atrás deles havia uma tenda onde se maquiavam com grandes máscaras de argila que escondiam seus rostos e mostravam aos espectadores se os personagens estavam felizes a sorrir ou tristes a chorar. [...] Uma vez que as tragédias se inseriram na vida dos gregos, o povo passou a levá-las muito a sério e nunca ia ao teatro para descansar a mente. Uma nova peça era um acontecimento tão importante quanto uma eleição, e o dramaturgo bem-sucedido recebia mais honras e homenagens do que um general vindo de uma grande vitória.” (VAN LOON, H. A história da humanidade. In: MELANI, R. Diálogo: primeiros estudos em Filosofia. São Paulo: Ed. Moderna, 2013, p. 68).
A partir do texto, assinale o que for correto.
01) O teatro nasce como uma forma de entretenimento em face das tragédias vividas na guerra.
02) O teatro possuía, na cultura grega, uma função de indutor da reflexão sobre os problemas da existência humana.
04) No teatro grego, para que houvesse uma melhor compreensão da peça, os espectadores interagiam com os atores, contracenando com os dramas da vida cotidiana.
08) Não somente a performace dos atores, mas também outros elementos que compunham o teatro – máscaras, cenários, figurinos, coro – propiciavam a reflexão ao público.
16) As encenações teatrais buscavam ser um momento de reflexão coletiva da cultura grega, razão pela qual sua importância era igual ou superior ao próprio rito democrático.