SOMATÓRIA
Sobre a República Romana, na Antiguidade Clássica, assinale o que for correto.
01) O órgão máximo de poder na estrutura política republicana era o Senado, que exercia as funções legislativas, controlava a administração, as finanças e tinha poderes para declarar guerras.
02) No sistema político republicano, os magistrados, em geral patrícios, administravam a República e se dividiam nos seguintes grupos: cônsules, pretores, censores questores, edis.
04) Na Roma Antiga, as assembleias eram divididas em Assembleia Centuriata (convocada pelo cônsul, que consistia em uma reunião do exército, dividido em grupos de cem homens, centúrias, formadas por patrícios e plebeus) e em Assembleia Tribunícia (formada por trinta e cinco tribos existentes em Roma, constituídas por patrícios e plebeus). Esta última participava da votação das leis.
08) As relações políticas entre patrícios e plebeus eram marcadas por harmonia e equilíbrio, uma vez que as necessidades dos plebeus eram atendidas pelos representantes dos grupos sociais dominantes, sem que houvesse a necessidade de realizar algum tipo de pressão social.
16) As Guerras Púnicas foram revoltas sociais realizadas pelos escravos e gladiadores contra a dominação romana na cidade de Spartacus.