SOMATÓRIA
Uma sociedade democrática, segundo o pensador norte-americano John Dewey (1859-1952), é aquela em que os conflitos entre os seres humanos deverão ser resolvidos através da “aplicação de métodos democráticos, métodos de consulta, persuasão, negociação, comunicação, inteligência cooperativa. [...]. Recurso à força militar é o primeiro seguro sinal de que estamos abandonando a luta pelo modo democrático de vida [...]. Se há uma conclusão que a experiência humana inegavelmente confirma é a de que fins democráticos requerem métodos democráticos para sua realização [...]. Nossa primeira defesa está em compreender que a democracia somente pode ser servida pela lenta e cotidiana adoção e contagiosa difusão, em cada fase de nossa vida comum, de métodos que sejam idênticos aos fins a serem alcançados, e que o recurso a procedimentos monísticos, globais, absolutistas é uma traição à liberdade humana, seja lá qual for o disfarce com que se apresente.” (DEWEY, J. Liberalismo, liberdade e cultura. São Paulo, Editora Nacional, Editora da USP, 1970, p. 260-261).
De acordo com o fragmento transcrito, assinale o que for correto.
01) Segundo o autor, o objetivo final da construção de uma sociedade democrática não pode ser alcançado por meio da imposição autoritária de uma concepção de sociedade.
02) Dewey considera que os procedimentos para a busca dos fins democráticos devem ser também democráticos.
04) Tendo em vista a realização do objetivo maior da construção de um modo de vida democrático, pode-se recorrer ao uso da força militar para que esse fim seja alcançado.
08) Um modo de vida democrático é baseado na adoção de métodos de consulta, persuasão, negociação, comunicação e inteligência cooperativa.
16) Um modo de vida democrático depende da não existência de conflitos entre os seres humanos.