SOMATÓRIA
Uma das características marcantes da Grécia antiga foi o advento da polis, cidades-estados, que gozavam de autonomia política, econômica e administrativa. Relacionado a esse fenômeno está o nascimento da filosofia, principalmente em função da Ágora – espaço comum, palco dos debates públicos, lugar de troca de ideias entre iguais (isonomia). Somente ali poderia nascer uma reflexão que valorizasse o aspecto racional dos argumentos. Disso decorre a íntima relação entre o modo de ordenação política da cidade e o exercício do debate público. Sobre esse contexto histórico-cultural da Grécia antiga, assinale o que for correto.
01) A igualdade política, típica dos regimes democráticos, não era uma igualdade universal na Grécia antiga, pois nem todos os habitantes da polis participavam das decisões políticas.
02) Apesar de a democracia ser uma forma de governo de origem grega, ela não foi o único regime político existente nas diversas poleis.
04) Para os gregos, as práticas políticas eram próprias dos espaços comuns, os espaços públicos, e não regras que deveriam valer para a vida doméstica.
08) O legado político-cultural grego não se espalhou por outros povos, pois estes não conheciam a filosofia.
16) Os debates públicos na Ágora permitiram o nascimento dos sofistas, profissionais da argumentação, que não possuíam um compromisso com a verdade: apenas desejavam convencer os seus ouvintes.