SOMATÓRIA
Visto que populações de Aedes aegypti têm desenvolvido resistência a inseticidas, tem sido testado um bioinseticida que possui como principal componente Bacillus thuringiensis israelensis. Essa bactéria, inimiga natural de A. aegypti, produz uma toxina que, ao ser ingerida pela larva, causa danos ao intestino do inseto, provocando sua morte. Com base no texto e nos conhecimentos de ecologia, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) A utilização do bioinseticida contribuirá para o aumento da resistência do meio, limitando o potencial biótico da população de A. aegypti.
02) Espera-se que, após o uso do bioinseticida, o índice de crescimento da população de A. aegypti seja menor que 1.
04) As espécies introduzidas em um ambiente contribuem para o aumento da diversidade local e o equilíbrio no controle das densidades populacionais.
08) Considerando a cadeia trófica, os resíduos dos inseticidas químicos terão maior concentração nos indivíduos da população de A. aegypti do que em um sapo.
16) A relação ecológica entre a larva do mosquito Aedes aegypti e a bactéria Bacillus thuringiensis israelensis é chamada inquilinismo.