SOMATÓRIO



A figura 1 mostra um caminhão-tanque que pode ser utilizado no transporte de combustível das refinarias para os postos de combustível. O tanque usado para o transporte de combustível é todo metálico, com aberturas em cima para a colocação do combustível e inspeção e com saídas na parte de baixo para a transferência do combustível – figura 2 – para os postos de combustível. A transferência do combustível do caminhão para o posto segue uma norma de procedimentos que servem para garantir a segurança de todos, principalmente no sentido de evitar fagulhas que possam dar início a uma explosão. Um dos principais procedimentos é aterrar o tanque ao solo.

Disponível em: <http://veiculo.mercadolivre.com.br/MLB-49928 8089-tan que-de-10-m-para-caminhao- pipa-ou-combustivel-_JM> Acesso em: 25 ago. 2013.

Disponível em: <http://www.inteligenciaambiental.com. br/noti cias-integra.asp?noticia=2381–> Acesso em: 25 ago. 2013.
Considerando o exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O potencial elétrico no interior do tanque eletricamente carregado pode ser analisado como um condutor metálico eletricamente carregado. Representa-se graficamente o potencial elétrico, dentro e fora do tanque, da seguinte forma:

02. Estando o tanque eletricamente neutro, ele não possui cargas elétricas.
04. Durante uma viagem, o tanque adquire uma carga elétrica de módulo 270,0 µC. O valor do campo elétrico e do potencial elétrico a 200,0 m do tanque vale, aproximadamente e respectivamente, 1,21.10⁴ N/C e 60,75 V.
08. O aterramento do tanque visa fazer com que o caminhão-tanque fique com uma carga elétrica resultante igual a zero, porque, em função dos pneus, feitos de borracha, e do seu atrito com o ar, o caminhão pode ficar eletricamente carregado.
16. Admitindo que o caminhão-tanque esteja carregado eletricamente, o campo elétrico no interior do tanque é zero e o potencial elétrico é constante, pois as cargas elétricas se encontram em repouso na superfície externa do tanque.