SOMATÓRIO
A Revolução Russa, ocorrida em 1917, foi resultado de diferentes movimentos de insatisfação que culminaram com o fim do czarismo e a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). A liderança do operariado russo no processo revolucionário do país ganhou visibilidade internacional e contribuiu para o crescimento das lutas trabalhistas pelo mundo.
Sobre o contexto dessa revolução e sobre lutas trabalhistas ao longo do século XX, é correto afirmar que:
01. na revolução de fevereiro de 1917, as principais lideranças socialistas operárias russas, Alexander Kerensky e Vladimir Lenin, comandaram a queda do czarismo, retiraram a Rússia da Primeira Guerra Mundial e implantaram um governo inspirado no marxismo.
02. no Brasil, em 1917, um movimento operário inspirado em ideais anarquistas liderou uma grande greve que envolveu várias categorias profissionais.
04. a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), documento que reúne as leis trabalhistas brasileiras, foi resultado do diálogo estabelecido entre o movimento operário brasileiro e o governo militar durante os anos 1970.
08. criado e implantado no governo de João Goulart, em 1963, o Estatuto do Trabalhador Rural Brasileiro foi resultado da articulação entre a bancada ruralista e os movimentos sociais rurais do país.
16. entre as medidas tomadas pelo “governo provisório” de Getúlio Vargas (1930-1934), está a criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, por meio do qual o Estado passava a intervir nas relações entre patrões e empregados.
32. no início do século XX, para se organizarem e lutarem por melhorias, os trabalhadores russos criaram os sovietes, conselhos formados por representantes de operários, camponeses e soldados.