SOMATÓRIO


A meta de economia no consumo de energia elétrica da residência de uma família brasileira, submetida às medidas de racionamento de energia elétrica, é igual a 138 kWh em um determinado mês. Visando a atender a meta de economia fixada pela empresa fornecedora de energia elétrica, a família listou os equipamentos elétricos cujo consumo planeja diminuir, considerando sua potência e tempo de uso atual, por unidade (Quadro 1).
Quadro 1 – Situação atual

* Por unidade de equipamento
Reunida, a família dispôs-se às seguintes medidas de economia, resumidas no Quadro 2: reduzir o tempo de banho, diminuindo em 10 minutos por dia o uso de cada chuveiro elétrico; desligar a torneira elétrica; desligar o congelador; trocar as 4 lâmpadas incandescentes de 100 W, por lâmpadas fluorescentes de 20 W, cada uma.
Quadro 2 – Situação proposta

* Por unidade de equipamento
Considerando a situação descrita, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Somente a economia proporcionada pela diminuição do tempo de uso dos chuveiros atinge 112 kWh por mês.
02. Desligar o congelador proporciona uma economia maior do que desligar a torneira elétrica.
04. O cumprimento de todas as medidas propostas significará uma redução do consumo de energia elétrica mensal em 284 kWh –– mais do que o dobro da meta de economia pretendida.
08. A maior economia de consumo mensal de energia elétrica foi proporcionada pela redução no tempo de uso dos dois chuveiros.
16. A troca de lâmpadas significou uma economia de consumo mensal de 48 kWh.
32. Somente desligando o congelador e a torneira elétrica, já é possível ultrapassar a meta de economia de consumo de energia elétrica fixada.
64. Com as medidas propostas, a família não atingirá a meta de economia de consumo de energia elétrica fixada.