SOMATÓRIO
A ordem eclesiástica forma um só corpo, mas a divisão da sociedade compreende três ordens. A lei humana distingue duas condições. O nobre e o não-livre não são governados por uma lei idêntica. Os nobres são os guerreiros, os protetores das igrejas. Defendem a todos os homens do povo, grandes ou modestos, e também a si mesmos. A outra classe é a dos não-livres. Esta desgraçada raça nada possui sem sofrimento. Provisões, vestimentas são providas para todos pelos não-livres, pois nenhum homem livre é capaz de viver sem eles.[...] Tripla é pois a casa de Deus que se crê una: em baixo, uns rezam, outros combatem, outros ainda trabalham; os três grupos estão juntos e não suportam ser separados; de forma que sobre a função de um repousam os trabalhos dos outros dois, todos por sua vez entreajudando-se.
(texto escrito pelo Bispo Adalberon de Laon por volta do ano 1020, extraído de DUBY, Georges - As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo. Lisboa: Editorial Estampa, 1994, p. 16 - 17).
Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s) a respeito da sociedade e da economia feudal:
(001) Era uma sociedade estratificada em estamentos representados pelo clero, nobreza e servos, apresentando intensa mobilidade social.
(002) O modo de produção desse período tinha por base o trabalho servil e a economia agrária voltada para a subsistência.
(004) Desempenhando papel central, por deter o monopólio do sagrado, a Igreja exercia poderoso controle sobre a conduta dos homens, elaborando o código de conduta moral, de ação social e de valores culturais, através do que procurava manter a unidade da comunidade cristã assegurando que as pessoas, independente do estamento ao qual estivessem ligadas, fossem julgadas pelas mesmas leis.
(008) Era uma sociedade estratificada em três grupos sociais ou estamentos de relativa fixidez, o clero, a nobreza e os servos, os quais, embora submetidos a diferentes regimes da lei humana, deveriam formar uma unidade social sob o domínio da fé cristã.
(016) O modo de produção desse período tinha por base o trabalho servil e a economia agrária voltada para a produção em larga escala, visando ao atendimento da ampla demanda de consumo dos mercados interno e externo.