SOMATÓRIO
A população brasileira apresenta-se desigualmente distribuída pelo território nacional. A maior concentração encontra-se nas regiões Sul e Sudeste do país e nas áreas metropolitanas. Entretanto, a partir da década de 1990 foi possível notar uma pequena modificação quanto às áreas de concentração da população. Sobre a distribuição da população brasileira pelo território nacional, é correto afirmar:
(001) As cidades médias, do interior dos estados das regiões Sul e Sudeste, apresentam taxas mais elevadas de crescimento populacional do que as das capitais desses estados.
(002) A concentração da população no território está ligada ao nível de desenvolvimento das forças produtivas; portanto, ocorre uma forte relação entre migração e oferta de trabalho.
(004) Os governos federal e estaduais não têm interesse em criar políticas que estimulem a desconcentração da população, uma vez que perderão forças nos centros econômicos nacionais.
(008) A distribuição da população é mais equilibrada nos estados de menor densidade demográfica do que nas áreas mais desenvolvidas do país, independentemente das atividades econômicas predominantes nessas áreas.
(016) A distribuição da população no território brasileiro está ligada ao processo de povoamento que se iniciou no Brasil Colônia; portanto, a distribuição da população segue um processo histórico e não tem nenhuma relação com as políticas governamentais de ocupação do interior.