SOMATÓRIO
A sociedade dos fiéis forma um só corpo; mas o Estado tem três corpos: com efeito, os nobres e os servos se regem pelo mesmo estatuto [...] uns são os guerreiros, protetores das Igrejas; são os defensores do povo, tanto dos grandes como dos pequenos.
A outra classe é a dos servos: esta desgraçada raça nada possui senão à custa de sofrimento. Dinheiro, vestuário, alimento, tudo os servos fornecem a toda a gente; nem um só homem livre poderia subsistir sem os servos. [...] O senhor é alimentado pelo servo, ele, que pretende alimentálo. [...]
A casa de Deus, que cremos ser una, está, pois, dividida em três: uns oram, outros combatem, e outros, enfim, trabalham. [...] Os serviços prestados por uma das partes são a condição da obra das outras duas; e cada uma, por sua vez, se encarrega de aliviar o todo. [...] É assim que a lei tem podido triunfar e que o mundo tem podido gozar de paz.
Bispo Adalbéron de Laon apud LE GOFF, J. A civilização do Ocidente medieval. Lisboa: Estampa, v.2, 1984, p. 46.
Sobre o contexto ligado à sociedade medieval, é correto afirmar que:
01. a pouca expressividade cultural da Idade Média, período marcado pela superstição e pela ignorância, fez com que ela ficasse conhecida historicamente como “idade das trevas”.
02. a sociedade medieval resultou de um lento processo de fusão entre as culturas romana e germânica, permeada pelo cristianismo, e não da oposição entre bárbaros e romanos.
04. o esquema tripartido da sociedade medieval, símbolo de harmonia social, procurava camuflar os conflitos entre nobres, clérigos e camponeses, além de reforçar o imaginário de que estes últimos deveriam submeter-se aos dois primeiros.
08. a formação de reinos germânicos, após a queda do Império Romano, deu-se a partir de uma grande centralização política, justificada pela aproximação cultural, étnica e linguística de cada povo.
16. a economia feudal apresentava uma tendência à autossuficiência e baseava-se, essencialmente, na produção agrícola, no entanto houve uma significativa circulação comercial que supria a necessidade de produtos existentes em apenas algumas regiões.
32. o texto do bispo Adalbéron trata de uma sociedade harmônica defendida pela Igreja Católica e que correspondia à realidade social da Alta Idade Média.
64. a permanência da organização da produção com base no trabalho escravo foi uma das características definidoras do feudalismo.