SOMATÓRIO
A teníase é uma parasitose com ocorrência freqüente na história da humanidade, e o homem atua como único hospedeiro definitivo. São conhecidas duas espécies: Taenia solium e Taenia saginata, cujas formas adultas são encontradas no intestino delgado. Sobre essa parasitose, é correto afirmar:
(001) O gênero Taenia spp. apresenta o corpo em forma de fita, com ventosas na porção denominada escólex ou escólice, e numerosas proglotes contendo os órgãos reprodutivos masculino e feminino; é, portanto, hermafrodita.
(002) A infecção por essas espécies, no homem, ocorre pela ingestão de carne suína ou bovina, contendo as formas metacestóides viáveis, respectivamente, de T. solium e T saginata.
(004) O homem pode infectar-se com ovos das formas adultas de T. saginata, quer seja por autoinfecção ou não, desenvolvendo assim a cisticercose nos tecidos.
(008) O aspecto mais importante do parasitismo por Taenia solium, nos humanos, é o risco do desenvolvimento da cisticercose, sendo a mais grave aquela com localização cerebral.
(016) A infecção dos suínos e bovinos ocorre quando os animais têm acesso a áreas alagadas, contaminadas com as cercárias, as quais penetram ativamente na pele e, pela corrente circulatória, atingem os tecidos onde se desenvolvem até a forma de metacestóide (cisticercose), que é a forma infectante para os humanos.
(032) Os caramujos aquáticos atuam na dispersão e na manutenção da infecção no ambiente, sendo fundamentais na epidemiologia dessa parasitose.