Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2000
Fase Única
SOMATORIOAmerico2570eee33f7
Discursiva
SOMATÓRIO

Américo Vespúcio, em Carta enviada de Lisboa a Lorenzo di Pier Francesco de Medici, em setembro de 1502, refere-se aos habitantes da América com os seguintes termos:

Não têm lei, nem fé nenhuma, e vivem segundo a natureza. Não conhecem a imortalidade da Alma, não têm entre eles bens próprios, porque tudo é comum; não têm limites de reinos, e de províncias; não têm rei; não obedecem a ninguém, cada um é senhor de si; nem favor, nem graça a qual não lhes é necessária, porque não reina entre eles a cobiça; moram em comum em casas feitas à moda de cabanas muito grandes, e para gente que não têm ferro, nem outro metal qualquer, se pode dizer as suas cabanas, ou casas maravilhosas, porque eu vi casas que são longas duzentos e vinte passos, e larguras 30, e habilmente fabricadas, e numa destas casas estavam quinhentas ou seiscentas almas. [...] As suas comidas, raízes de ervas e frutas muito boas, inúmeros peixes, grande abundância de mariscos; e caranguejos, ostras, lagostas, e camarões, e muitas outras coisas, que produz o mar.

Com base nos fragmentos mencionados da Carta de Américo Vespúcio, marque a(s) proposição(ões) CORRETA(S) acerca dos habitantes da América:

01. viviam como os animais, impulsionados pela cobiça e preocupados apenas com a sobrevivência individual.

02. não possuíam bens materiais, nem conheciam limites territoriais.

04. residiam em choupanas de palha e madeira, nas quais as condições higiênicas eram precárias.

08. dominavam técnicas de construção que lhes permitia erguer grandes cabanas, sem a utilização de estruturas de metal.

16. passavam dificuldades econômicas, pois eram precários os recursos alimentares oferecidos pela natureza.

32. dispunham com fartura de vários tipos de alimentos de origem vegetal e animal.