Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2019
Fase Única
SOMATORIOAs-bacterias20433b387b7
Discursiva
SOMATÓRIO

As bactérias possuem uma grande diversidade e complexidade metabólica, apesar da sua simplicidade estrutural. Entre as menores destacam-se aquelas que possuem as seguintes particularidades:

- Bactérias dos grupos das riquétsias e das clamídias: constituídas por células procariontes incompletas que não têm a capacidade de autoduplicação sem a participação de outras células.
- Bactérias micoplasmas: não possuem parede extracelular e, por isso, são pleomórficas, ou seja, têm forma variável.

Sobre células procariontes, é correto afirmar que:

01. as riquétsias, as clamídias e os micoplasmas possuem membrana semipermeável.
02. nas bactérias que possuem forma definida, como as bactérias esféricas, a parede extracelular mantém o seu formato pleomórfico.
04. entre as doenças causadas por células procariontes, pode-se citar: tuberculose, filariose, amebíase e difteria.
08. tanto nas células procariontes quanto nas células eucariontes, o ciclo de Krebs ocorre no interior das mitocôndrias.
16. bacteriófagos são células procariontes completas, ou seja, que têm a capacidade de autoduplicação sem a participação de outras células.
32. o citoplasma das células procariontes é subdividido em vários compartimentos de membrana que executam funções especializadas, o que justifica a diversidade e a complexidade metabólica das bactérias.
64. pode-se encontrar na natureza uma diversidade de células procariontes com diferentes atividades metabólicas como, por exemplo, as anaeróbicas, as aeróbicas, as quimiotróficas, as termofílicas e as fotossintéticas.