SOMATÓRIO


As imagens abaixo correspondem a representações idealizadas de Tiradentes, criadas por dois artistas em diferentes momentos. Na primeira, uma litografia produzida e distribuída pelo pintor positivista Décio Villares, durante o desfile comemorativo ao dia 21 de abril de 1890, o busto de Tiradentes aparece com a corda ao pescoço, ornado com a palma do martírio e os louros da vitória; barba e cabelos longos, ar sereno, olhar no infinito, numa alusão à própria imagem de Cristo. Na segunda imagem, de autoria do pintor José Walsht Rodrigues, um artista especializado em desenhos de uniformes militares e simpatizante do integralismo, Tiradentes é representado como alferes da 6ª Companhia do Regimento de Dragões. Produzida no contexto histórico do Estado Novo, a pintura de José Walsht Rodrigues pode ser considerada a primeira tentativa de modificar as representações tradicionais, em estilo nazareno, de Tiradentes.
Com base nas imagens e nos seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

Tiradentes - Décio Villares, Igreja Positivista do Brasil, 1890.

Alferes Joaquim José da Silva Xavier - José Walsht Rodrigues, Museu Histórico Nacional, 1940.
(001) As duas imagens estão inseridas no esforço de construção do mito de Tiradentes, intensificado após a proclamação da República quando, de criminoso, o inconfidente seria elevado à categoria de mártir e herói cívico nacional.
(002) A litografia de Décio Villares buscava atingir o sentimento popular, marcado pela religiosidade cristã, sugerindo que, na figura de Tiradentes, operava-se a unidade mística dos cidadãos em torno dos ideais de liberdade e republicanos.
(004) A representação de Tiradentes com uniforme militar, presente no quadro de José Walsht Rodrigues, constituiu-se numa resposta do Exército às representações místicas do herói da Inconfidência produzidas por artistas, como Décio Villares, ligados à Igreja Católica de Minas Gerais.
(008) Nas duas imagens, a figura de Tiradentes simboliza as camadas mais pobres da população e os militares, os dois setores da sociedade mais atuantes nos eventos que envolveram a Inconfidência Mineira e a Proclamação da República, dos quais Tiradentes era oriundo.
(016) Produzida num contexto de mudanças históricas, a representação de Tiradentes, uniformizado como militar de carreira, inseriu-se no esforço de criação, por parte do Exército, de símbolos que identificassem os jovens oficiais com os valores tradicionais e mais profundos de Pátria e Nação, com o objetivo de evitar que o Exército refletisse as divisões existentes na sociedade e de afastá-lo, no plano simbólico, dos conflitos políticos e ideológicos que marcaram a vida brasileira no pós-1930.