Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2018
Fase Única
SOMATORIOAs-revolucoes339af1f3274
Discursiva
SOMATÓRIO

As revoluções liberais do século XIX

No começo do século XIX, a burguesia europeia adotava uma posição política mais reformista do que revolucionária. A população pobre, por sua vez, ansiava por transformações mais radicais.

Para manter sua hegemonia política, a burguesia buscou influenciar os movimentos sociais da época, procurando impor valores liberais, como a igualdade perante a lei, o direto à propriedade e a liberdade individual. Desse modo, as revoluções da primeira metade do século XIX ficaram conhecidas como revoluções liberais, por terem sido conduzidas pela burguesia com base na ideologia liberal.

PELLEGRINI, Marco César; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila. #Contato História. 2ºano. 1. ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016, p. 221.

A respeito das revoluções liberais e dos cenários político, social e econômico da Europa ao longo do século XIX, é correto afirmar que:

01. liderado por Napoleão Bonaparte, o Congresso de Viena, ocorrido em 1815, reuniu lideranças das potências europeias com o objetivo de fortalecer os princípios liberais burgueses.

02. em um período conhecido como Primavera dos Povos (1848), intensos movimentos revolucionários eclodiram em várias cidades da Europa, com grande participação das massas populares, gerando mudanças no perfil político do continente. 

04. o nacionalismo foi um dos elementos aglutinadores de forças durante o século XIX, contribuindo decisivamente para as unificações nacionais e o surgimento de novos Estados.

08. a intensa participação política da burguesia, com o apoio das camadas mais populares, e a adoção de ideias liberais foram decisivas para a consolidação do processo de industrialização da Rússia ainda no início do século XIX.

16. na França, as revoluções liberais do século XIX proporcionaram o acirramento das rivalidades entre diversos setores da sociedade e resultaram na proclamação da segunda e da terceira repúblicas.

32. no início do século XIX, a expansão do processo de industrialização em diversos países europeus resultou na criação de uma organização de defesa das ideias liberais burguesas, a Santa Aliança.

64. ao mesmo tempo que as ideias liberais burguesas consolidavam-se junto ao crescente processo de industrialização, a causa operária tornava-se tema de estudo de diversos intelectuais, dedicados à defesa do anarquismo e do socialismo.