SOMATÓRIO

(001) O quadro em questão, intitulado Batalha de Guararapes, retrata o enfrentamento entre as milícias luso-brasileiras e as forças da Companhia das Índias Ocidentais. Ocorrido em 1648, o episódio é considerado um marco do processo de expulsão dos holandeses do Nordeste brasileiro.
(002) O quadro em questão, intitulado Batalha do Avahy, retrata um dos combates travados entre o exército brasileiro, comandado por Caxias, e as forças paraguaias, comandadas pelo general Bernardino Caballeros, na fase de vitórias brasileiras na Guerra do Paraguai, conhecida como Dezembrada.
(004) Intitulado Batalha de Guararapes, o quadro se inclui no gênero artístico das pinturas históricas que, no Segundo Reinado, foram ferramentas fundamentais para a construção de uma visualidade da nacionalidade, incorporando uma revisão do seu passado colonial, com suas lutas e seus heróis.
(008) Intitulado A Conquista do Amazonas, o quadro retrata o combate que levou à expulsão dos franceses do Grão-Pará, em 1616. Portadora de enorme carga simbólica, pois ali as três raças que compõem a nacionalidade teriam derramado seu sangue para a expulsão do invasor; a partir de 1994, o dia 19 de abril, data em que foi travado o combate, passou a ser considerado como o Dia do Exército Brasileiro.
(016) O quadro em questão, intitulado A Morte de Estácio de Sá, retrata o confronto final, ocorrido em 1567, entre as tropas de Estácio de Sá e as forças francesas, lideradas por Nicolau Durand de Villegaignon, que resultou na definitiva expulsão dos franceses do território brasileiro.