Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1998
Fase Única
SOMATORIOCom190c6da5ba7
Discursiva
SOMATÓRIO

Com a industrialização e a chamada vida moderna, tudo se transforma, tudo é constantemente modificado em nome do “progresso”. É o que vem ocorrendo, nos últimos anos, com um dos maiores e mais complexos ecossistemas do mundo, o Pantanal Matogrossense, onde os impactos da ocupação humana ameaçam o equilíbrio ambiental. Com relação a essa questão, pode-se afirmar que:

01. O Paraguai é o principal rio do Pantanal, responsável pelas inundações periódicas, que fazem da região, a maior planície alagada do Brasil.

02. Em razão das próprias condições ambientais na vastidão alagada do Pantanal, durante séculos, a natureza e uma pecuária tradicional conviveram pacificamente, numa demonstração de que há possibilidades de se desenvolver atividades econômicas sem destruir o ambiente.

04. O Pantanal cobre parte dos estados brasileiros do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, porém, a sua maior parte estende-se pela Bolívia, pelo Paraguai e pelo Chile.

08. A vegetação pantaneira é bastante heterogênea, mesclando características de vários domínios macroecológicos brasileiros.

16. O moderno sistema viário da região, composto por rodovias, ferrovias e hidrovias, favoreceu o estabelecimento de indústrias e de numerosos núcleos urbanos, entre os quais destacam-se algumas megalópoles responsáveis pela destruição ambiental.