Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2018
Fase Única
SOMATORIODisponivel237e80006f7
Discursiva
SOMATÓRIO



Disponível em: <http://guerraearmas.wordpress.com/2011/02/08/ecos-da-guerra-friacuba-e-a-crise-dos-mísseis>. Acesso em: 10 abr. 2018.

Como resultado do episódio em destaque na capa do jornal O Estado de São Paulo de 1962, conhecido como a Crise dos Mísseis, a conjuntura política e econômica mundial sofreu diversas transformações, especialmente com o fim da URSS em 1991. Sobre esse período histórico, é correto afirmar que:

01. na década de 1950, durante o governo ditatorial de Fulgencio Batista, a estrutura social e econômica de Cuba era comandada por uma elite latifundiária, submissa aos interesses estadunidenses.

02. em 1962, a instalação de uma base para lançamentos de mísseis nucleares em Cuba pelo governo soviético gerou um clima de insegurança pelo risco iminente de uma nova grande guerra mundial.

04. a Revolução Cubana (1959) colocou em prática várias medidas de grande impacto, como a reforma agrária e a privatização de empresas e de bancos, fato que contava com o apoio incondicional do governo dos Estados Unidos.

08. a implantação de uma república socialista em Cuba foi um caso singular no contexto da Guerra Fria, já que formava a única área de influência soviética fora da Europa.

16. o macarthismo, política desenvolvida durante os anos 1960, defendia a liberdade de expressão e o fim das perseguições e das disputas ideológicas nos Estados Unidos.

32. apesar das divergências ideológicas evidentes, Estados Unidos e União Soviética realizavam constantes trocas de informações e de tecnologias por meio de congressos científicos que tratavam de temas como armamentos nucleares e projetos espaciais.