SOMATÓRIO

Em alguns anos, as futuras gerações só ouvirão falar em TVs ou monitores CRT por meio dos livros, internet ou museus. CRT, do inglês cathode ray tube, significa tubo de raios catódicos. Graças ao CRT, Thomson, em sua famosa experiência de 1897, analisando a interação de campos elétricos e magnéticos com os raios catódicos, comprovou que estes raios se comportavam como partículas negativamente carregadas. As figuras abaixo mostram, de maneira esquemática, o que acontece quando uma carga de módulo de 3 µC passa por uma região do espaço que possui um campo magnético de 6π T. A carga se move com uma velocidade de 12.10⁴ m/s, em uma direção que faz 60º com o campo magnético, o que resulta em um movimento helicoidal uniforme, em que o passo desta hélice é indicado na figura da esquerda pela letra d.
(dado: massa da carga = 3.10⁻¹² kg)

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O período e a frequência do movimento descrito pela carga dentro do campo magnético dependem da velocidade da carga.
02. A força magnética sobre a carga elétrica surge quando ela se move na mesma direção do campo magnético.
04. De acordo com os desenhos, a carga elétrica em questão está carregada positivamente.
08. O passo da hélice gerado pelo movimento da carga no campo magnético vale 2.10⁻² m.
16. No tempo de um período, a partícula tem um deslocamento igual a zero.
32. Aumentando a intensidade do vetor indução magnética, o raio da trajetória descrita pela partícula diminui na mesma proporção.