SOMATÓRIO



Em um episódio da série de comédia norte-americana “The Big Bang Theory”, o físico Sheldon Cooper, interpretado por Jim Parsons, preparou uma mistura de substâncias capazes de produzir uma grande quantidade de espuma, que poderia cobrir completamente os equipamentos do laboratório de seu rival, Barry Kripke. A “pegadinha” armada por Sheldon é, na verdade, decorrente da reação de decomposição do peróxido de hidrogênio catalisada por íons iodeto, em uma solução contendo detergente comum. A decomposição do peróxido de hidrogênio gera oxigênio gasoso, que fica retido nas bolhas formadas pelo detergente criando mais bolhas e, finalmente, espuma, que se expande rapidamente. De maneira simplificada, a reação pode ser descrita por duas etapas, que levam à reação global:
Etapa I: 

Etapa II: 

A variação de entalpia associada à reação global é de -196 kJ/mol. Suponha que Sheldon tenha preparado um experimento no qual 100 mL de uma solução contendo H₂O₂ 0,088 mol/L e gotas de detergente foram adicionados a 20 mL de uma solução saturada de KI, à temperatura ambiente (25 °C) e pressão de 1,00 atm.
Imagem disponível em: <bigbangtheory.wikia.com/wiki/The_Vengeance_Formulation> Acesso em: 4 set. 2014.
Sobre o assunto tratado acima, é CORRETO afirmar que:
01. a equação global que descreve o processo pode ser expressa por:

02. os íons iodeto, embora atuem como catalisadores na reação, são consumidos para promover a decomposição do peróxido de hidrogênio.
04. nas condições reacionais explicitadas no enunciado, será produzido 0,21 L de O₂ a partir da decomposição de todo o H₂O₂ disponível.
08. a reação de decomposição do H₂O₂ está associada à liberação de calor para o meio.
16. a massa de H2O2 presente no início do experimento, considerando-se a quantidade correta de algarismos significativos, é de 0,30 g.
32. por se tratar de uma reação endotérmica, a decomposição do H₂O₂ ocorreria mais rapidamente se o experimento fosse realizado a 45 °C.