Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2001
Fase Única
SOMATORIOEm-qual-is27905e3a797
Discursiva
SOMATÓRIO

Em qual(is) proposição(ões) a relação texto, obra e autor está CORRETA?

01. O trecho Luisinha e Leonardo haviam reatado o antigo namoro; e quem quiser ver coisa de andar depressa é namoro de viúva pertence à obra Memórias de um Sargento de Milícias, de Manoel Antônio de Almeida.

02. O fragmento Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. (...) Lembrou-se das suas cousas de tupi, do folk-lore, das suas tentativas agrícolas... refere-se à obra Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto.

04. Vasco não tirava os olhos do defunto. Sentia os pés presos ao chão, como se tivessem raízes naquele soalho secular do casarão dos Albuquerques. Tinha vontade de gritar:

− João de Deus! João de Deus! Levanta, homem, não vês que assim transtornas tudo, fazes a tua filha sofrer? refere-se à obra Um Lugar ao Sol, de Érico Veríssimo.

08. O trecho Quando Alexandre viu que o susto ia passando, começou a mostrar tudo quanto é cor que o Pavão tinha. Alisava as penas devagar, dizendo que elas eram que nem seda. Seda era coisa que quase ninguém por ali conhecia pertence à obra A Casa da Madrinha, de Deonísio da Silva.

16. O fragmento O traficante pensou em Cenoura, ele poderia matar Mané Galinha na escama, pressupondo que Galinha conhecesse todo mundo de sua quadrilha e, como Sandro morava Lá em Cima, naturalmente Galinha não desconfiaria dele. faz parte da obra Cidade de Deus, de Machado de Assis.

32. Nos versos de Broquéis, Cruz e Sousa utiliza partes do corpo humano como personagens em Braços nervosos / Tentadores serpes / que prendem, tetanizam com os herpes / dos delírios na trêmula coorte.