SOMATÓRIO

H: 1,00 u / C: 12,0 u / N: 14,0 u / O: 16,0 u / F: 19,0 u / Na: 23,0 u / Cℓ: 35,45 u.
Novo fármaco para tratamento de tuberculose
A US Food and Drug Administration dos Estados Unidos está avaliando o pedido de legalização da pretomanida, um novo candidato a fármaco para o tratamento de tuberculose. A pretomanida seria usada em combinação com a bedaquilina e a linezolida para tratar pacientes com tuberculose de resistência múltipla ou extensa. A pretomanida foi desenvolvida pela TB Alliance, uma organização global sem fins lucrativos dedicada ao avanço no desenvolvimento de fármacos contra a tuberculose.
KEMSLEY, J. US FDA reviewing pretomanid for tuberculosis. Chemical & Engineering News, American Chemical Society, Washington, EUA, p. 15, mar. 2019.
As estruturas da bedaquilina e da pretomanida são fornecidas abaixo:

Sobre o assunto e com base nas informações acima, é correto afirmar que:
01. a molécula de pretomanida é apolar porque possui em sua estrutura apenas ligações entre átomos com eletronegatividades semelhantes.
02. a molécula de pretomanida é homogênea, insaturada e de cadeia ramificada.
04. o grupamento F₃CO ligado a um anel benzênico na pretomanida confere baixa polaridade a essa região da molécula.
08. um comprimido que contém 20 mg de pretomanida conterá mais moléculas do fármaco do que outro que contém 20 mg de bedaquilina.
16. a pretomanida e a bedaquilina possuem, em suas estruturas, halogênios ligados covalentemente a átomos de carbono.
32. a bedaquilina é capaz de interagir com moléculas de água em meio fisiológico por intermédio de ligações de hidrogênio.