SOMATÓRIO

H: 1,00 u / C: 12,0 u / N: 14,0 u / O: 16,0 u / F: 19,0 u / Na: 23,0 u / Cℓ: 35,45 u.
O nariz humano contém mais de 100 milhões de receptores que atuam conjuntamente em complexas operações para a identificação de moléculas características de diversos tipos de aromas e odores. Muitas das substâncias que geralmente são caracterizadas pelo aroma agradável ou pelo odor desagradável apresentam estruturas semelhantes, com massa molar inferior a 294 g mol⁻¹. O ácido valérico, o ácido cáprico e o gás sulfídrico são exemplos de substâncias que causam mau cheiro. Suas estruturas e odor característico estão apresentados abaixo:

SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. Algo aqui não cheira bem... A química do mau cheiro. Química Nova na Escola, Sociedade Brasileira de Química, São Paulo, v. 33, n. 1, fev. 2011.
Com base nas informações acima, é correto afirmar que:
01. as fórmulas moleculares do ácido valérico, do ácido cáprico e do gás sulfídrico são C₅H₁₀O₂, C₁₀H₁₈O₂ e H₂S, respectivamente.
02. o gás sulfídrico, quando dissolvido em água, pode ser classificado como um diácido fraco que possui dois hidrogênios ionizáveis.
04. as três substâncias podem ser classificadas como ácidos carboxílicos fracos.
08. o ácido valérico e o ácido cáprico são ácidos carboxílicos fracos.
16. a molécula de gás sulfídrico apresenta geometria molecular angular, assim como a molécula de amônia e a molécula de dióxido de carbono.
32. de acordo com a nomenclatura da IUPAC, o ácido valérico e o ácido cáprico são denominados, respectivamente, ácido pentanoico e ácido decanoico.
64. sob mesma temperatura, o ácido cáprico apresenta maior solubilidade em água do que o ácido valérico.