SOMATÓRIO




JACOB, Jean Paul. Um futuro muito louco. Super Interessante, São Paulo, n. 176, p. 80-81, maio 2002.
Ainda conforme o Texto 2, marque a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Caso fosse aplicada, no Brasil, uma lei contra os estrangeirismos, sua aplicação incidiria, de imediato, sobre três diferentes palavras escritas no texto.
02. O termo sublinhado em Aí filtrará os dados nos outros 34.990 links (linhas 10-11) está funcionando como conector que encadeia as informações no texto.
04. Na frase É impossível, então, fazer com que um computador tenha os conhecimentos que você tem (linhas 35-37), a palavra grifada desempenha o papel de advérbio de tempo.
08. O vocábulo para apresenta valores sintáticosemânticos distintos nas três ocorrências destacadas, em: a) Fazemos vários experimentos no computador para que ele saiba para onde você está olhando (linhas 3-5). b) A ambigüidade traz para você interpretações (...) (linhas 29-30).
16. O pronome grifado no enunciado a seguir é de terceira pessoa e refere-se a computador: E vai trazer as que mais lhe interessam (linhas 11-12).
32. Se tomarmos as frases seguintes isoladas do seu contexto, a não acentuação gráfica dos dois verbos sublinhados ocasionaria uma construção inadequada apenas no primeiro caso: a) Se o computador monitorar a sua pupila e souber quais delas chamaram sua atenção, ele conhecerá o tipo de informação que você procura. b) Nenhuma máquina jamais conseguirá reconhecer integralmente a fala humana, com todas as suas nuanças.