SOMATÓRIO
Leia o texto abaixo com atenção.
“Se edificámos com eles as suas igrejas […], eles servem a Deus e a si, nós servimos a Deus e a eles; mas não eles a nós. Se nos vêm buscar em uma canoa […], para os ir doutrinar por seu turno, ou para ir sacramentar os enfermos a qualquer hora do dia ou da noite, em distância de trinta, de quarenta, e de sessenta léguas, não nos vêm eles servir a nós, nós somos os que os imos servir a eles.” [sic]
VIEIRA, António. Obras completas do Padre António Vieira: Sermões. Porto: Lello & Irmão, 1959. p. 39.
Durante o ano de 2008, celebram-se os 400 anos do nascimento do padre Antônio Vieira, missionário jesuíta, pregador renomado e autor do fragmento acima citado.
Sobre o padre Antônio Vieira e a atuação dos jesuítas na América, é CORRETO afirmar que:
01. os missionários jesuítas, entre eles José de Anchieta, Manuel da Nóbrega e Antônio Vieira, atuaram no Brasil, na tentativa de converter os povos indígenas ao Catolicismo.
02. os Aldeamentos e Reduções foram criados pelos missionários jesuítas no Brasil, Paraguai e Argentina, como tentativas de escravização das comunidades indígenas.
04. a autonomia administrativa permitida aos jesuítas pelas autoridades da Espanha e de Portugal possibilitou aos grupos aldeados e às Reduções um desenvolvimento pacífico e harmonioso até o século XX.
08. na América do Sul os jesuítas fundaram Aldeamentos, Reduções e Escolas, nos quais pretendiam educar os colonos e convencer os povos indígenas que a aceitação pacífica do trabalho escravo os tornaria dignos do Céu.
16. nas Reduções e Aldeamentos do Paraguai e do Brasil, além da evangelização, os jesuítas organizavam atividades artísticas, como a música e o teatro.
32. o padre Antônio Vieira, além de dedicar-se às atividades missionárias, atuou como pregador e publicou extensa obra, com destaque para os Sermões, que reúnem as suas pregações.