Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2009
Fase Única
SOMATORIONo-dia-24297a11f5f36
Discursiva
SOMATÓRIO

No dia 24 de junho de 1783, Lavoisier (Antoine Laurent Lavoisier, 1743-1794) e Laplace (Pierre Simon de Laplace, 1749-1827) fizeram a síntese da água em quantidade bem razoável, cerca de 20 mL, a partir de gás inflamável e oxigênio puros. O equipamento utilizado está no Museu de Artes e Ofícios de Paris e é mais um excelente exemplo da qualidade dos aparatos usados por Lavoisier. O líquido tinha toda a aparência de água, mas, mesmo assim, foi testado de várias formas: não avermelhou a tintura de tornassol, não tornou verde o xarope de violetas nem turvou a água de cal; logo, não era ácido. Foi também testado com uma grande variedade de reagentes, e não deu reação positiva alguma que indicasse a presença de qualquer outra substância que não a água.

FILGUEIRAS, Carlos A. L. Lavoisier – O estabelecimento da química moderna. São Paulo: Odysseus Editora Ltda., 2002. p. 82. [Texto adaptado]

Dados adicionais: a água de cal é uma solução aquosa de Ca(OH)₂;

densidade da água = 1 g/mL.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01.Com base nas informações do texto, é possível afirmar que o pH da água obtida é menor que 7.

02.É possível afirmar que o chamado “gás inflamável” descrito no texto é o que conhecemos atualmente como gás Hidrogênio (H₂(g)).

04.Se colocarmos a água de cal num copo e soprarmos com um canudo de plástico, a solução fica turva. O fenômeno que ocorre pode ser descrito pela reação:

Ca(OH)₂(aq) + CO₂(g) → CaCO3(s) + H₂O(ℓ)

08.Considerando que foram formados exatamente 18 mL de água, foram gastos 1 mol de O₂(g) e 1 mol de H₂(g).

16.Para formar 18 mL de água seriam necessários 22,4 L de H₂(g) e 11,2 L de O₂(g), considerando gases ideais nas CNTP.

32.Na reação de formação da água, o oxigênio é o combustível e o gás inflamável é o comburente.