SOMATÓRIO

No mês de julho deste ano, a entrada em erupção do vulcão Puyehue, 870 quilômetros ao sul de Santiago, provocou “uma explosão que causou uma coluna de cinzas com uma altura aproximada de dez quilômetros e cinco de extensão”, informou o Serviço Nacional de Geologia e Minas (Sernageomin) do Chile. O vulcão Puyehue, com 2240 metros de altura, situa-se na Cordilheira dos Andes. A sua última grande erupção tinha acontecido na década de 1960, depois do sismo de Valdivia, de magnitude 9,5 na escala de Richter.
Texto disponível em: <http://www.publico.pt/mundo/vulcao-no-chile-acordou-passados-50-anos-e-obrigou-a-fuga-de-3500-pessoas_1497551>. Acesso em: 11 jul. 2011. [Adaptado]
Mapa disponível em: FILIZOLA, Roberto. Geografia: ensino médio. São Paulo: IBEP, 2005. p. 77. V. único.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. No continente americano, na sua porção ocidental, estão concentradas as áreas de maior incidência de atividades sísmicas.
02. No passado geológico, a movimentação das placas tectônicas deu origem aos atuais Dobramentos Modernos, como o da Cordilheira dos Andes e o do Escudo Cristalino Brasileiro.
04. De acordo com o Mapa 1, os continentes mais afetados pelas atividades sísmicas e vulcânicas são o europeu e o africano.
08. Os desastres naturais são fenômenos extremos ou intensos que atingem um sistema social. Os agentes endógenos e/ou exógenos do relevo podem ser responsáveis por esses fenômenos.
16. [...] “uma coluna de cinzas”, citada no texto, refere-se às lavas – materiais rochosos em estado de ebulição que chegam à superfície terrestre.
32. De acordo com o texto acima e com o Mapa 1, grande parte dos terremotos e dos vulcões está localizada no chamado “Círculo de Fogo do Índico”.