SOMATÓRIO


O Código Genético é universal por ser praticamente o mesmo em todos os seres vivos, embora existam raríssimas exceções a esta universalidade. Ele também é chamado de degenerado, porque para a codificação de quase todos os aminoácidos existem mais de um códon, conforme é mostrado na Tabela do Código Genético, a seguir:

Ao final da tradução de um RNA mensageiro foi formado um polipeptídio que apresenta os seguintes aminoácidos em suas posições relativas:

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. O RNA mensageiro que forma este polipeptídio apresenta 7 (sete) pares de bases nitrogenadas.
02. Se o códon do RNA mensageiro que codifica o segundo aminoácido for modificado na sua terceira base (de G para A), a cadeia polipeptídica será formada faltando um aminoácido.
04. Existem no total 16 sequências possíveis de RNA mensageiro para formarem este polipeptídio.
08. Os aminoácidos da primeira e da segunda posição são exemplos da razão pela qual o código genético é chamado de degenerado.
16. A presença do códon UAA no RNA mensageiro faz com que a maquinaria de tradução (ribossomo + RNA mensageiro) seja desmontada.
32. Pela análise da tabela do código genético podemos afirmar que o aminoácido da 7ª (sétima) posição pode ser codificado por apenas um códon.
64. Uma mutação no DNA pode ou não levar a modificações na sequência dos aminoácidos deste polipeptídio.