SOMATÓRIO
O ideal de Liberdade – Igualdade – Fraternidade foi uma marca da Revolução Francesa, o que pode ser verificado especialmente no Artigo 4° da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão: A liberdade consiste em poder fazer tudo o que não prejudique outrem: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem limites senão aqueles que assegurem aos outros membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos. Tais limites só podem ser determinados pela lei (...)
Em relação à Revolução Francesa, é CORRETO afirmar que:
01. foi uma revolução tipicamente proletária na qual os trabalhadores das fábricas tomaram a dianteira do processo quebrando máquinas, movimento este que ficou conhecido como “ludismo”.
02. foi uma revolução antecedida por outra revolução no campo das idéias, o Iluminismo, movimento que denunciava erros e vícios do Antigo Regime, abrindo caminho para diversos movimentos sociais.
04. na esfera política, a Revolução Francesa preconizava o despotismo esclarecido como sendo a melhor forma de governo, com seus reis filósofos.
08. na sua fase inicial, foi marcada por uma onda de saques a castelos, queima de títulos de propriedade, gerando boatos de todo tipo e pânico entre a aristocracia, período que ficou conhecido como “o grande medo”.
16. foi uma revolução tipicamente burguesa, visto que a burguesia se destacava pela sua importância econômica mas ressentia-se da falta de poder político.
32. as expressões “esquerda” e “direita”, heranças da Revolução Francesa e ainda presentes no vocabulário político contemporâneo, traduziam posições sócio-políticas progressistas e conservadoras, respectivamente.
64. a última fase da Revolução foi marcada pela radicalização do processo, iniciando-se o período do Terror sob a liderança de Robespierre, quando milhares de pessoas foram guilhotinadas sob a acusação de ação contra-revolucionária.