SOMATÓRIO
O trecho abaixo é um diálogo entre D. Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, personagens da monumental obra de Miguel Cervantes, Dom Quixote de La Mancha.
“...” Quais gigantes? – Disse Sancho Pança.
− Aqueles que ali vês - respondeu o amo [...]
− Olhe bem Vossa Mercê - disse o escudeiro que aquilo não são gigantes, são moinhos de vento.[...]
− Bem se vê - respondeu Dom Quixote - que não andas corrente nisto das aventuras, são gigantes, são; e se tens medo tira-te daí e põe-te em oração enquanto eu vou entrar com eles em [...] desigual batalha. “...”
CERVANTES de Saavedra, Miguel de. Dom Quixote de La Mancha. São Paulo, Abril Cultural, 1981. p. 55.
Analisando o texto, o momento e as circunstâncias em que foi escrito, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Dom Quixote de La Mancha é uma das principais obras do chamado Renascimento Cultural.
02. Dom Quixote, como a maioria das obras do Renascimento, defende intransigentemente as instituições medievais, daí seu principal personagem ser um cavaleiro andante.
04. William Shakespeare, autor de Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth e muitas outras obras e Luís de Camões, autor de Os Lusíadas, também foram autores do chamado Renascimento Literário.
08. O Renascimento provocou mudanças na literatura, arquitetura, escultura, pintura, música e nas ciências.
16. O movimento renascentista representou o novo, o moderno – o mundo das cidades e do dinheiro, e se opunha aos conceitos e instituições medievais.
32. A Renascença atingiu a Espanha de Miguel Cervantes, Portugal, a Inglaterra e os Paises Baixos. Teve seu início nos grandes centros comerciais italianos como Veneza, Florença e Milão.