Questão
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2014
Fase Única
SOMATORIOOs21411790b08
Discursiva
SOMATÓRIO

Os conversores catalíticos utilizados nos sistemas de exaustão (escapamento) dos automóveis são, em geral, compostos de uma estrutura cerâmica recoberta com catalisadores metálicos, em geral, Au, Pd, Pt e/ou Rh. Estes catalisadores atuam de modo a converter espécies altamente tóxicas e/ou reativas produzidas a partir da queima de combustível no motor dos automóveis, como CO, NO e NO₂, em espécies pouco reativas e de baixa toxicidade, como N₂ e CO₂. As reações envolvidas no processo são mostradas abaixo:

Reação I: 2NO(g) → N₂(g) + O₂(g)

Reação II: 2NO₂(g) → N₂(g) + 2O₂(g)

Reação III: 2CO(g) + O₂(g) → 2CO₂(g)

Considerando as informações fornecidas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. As reações I, II e III representam reações de oxirredução, nas quais a molécula de oxigênio atua como agente redutor.

02. A energia de ativação associada à formação de N2 a partir da reação I é menor na presença de catalisadores metálicos do que na ausência de catalisadores.

04. Os catalisadores metálicos utilizados nos automóveis não são consumidos nas reações de formação de N₂, O₂ e CO₂ e podem ser utilizados por longos períodos de tempo.

08. Os produtos formados na reação I apresentam ligações do tipo π.

16. Todos os compostos descritos nas reações I, II e III possuem ligações com caráter covalente.

32. Os catalisadores metálicos utilizados para converter gases de exaustão em automóveis caracterizam um exemplo de catálise homogênea.