SOMATÓRIO
Os conversores catalíticos utilizados nos sistemas de exaustão (escapamento) dos automóveis são, em geral, compostos de uma estrutura cerâmica recoberta com catalisadores metálicos, em geral, Au, Pd, Pt e/ou Rh. Estes catalisadores atuam de modo a converter espécies altamente tóxicas e/ou reativas produzidas a partir da queima de combustível no motor dos automóveis, como CO, NO e NO₂, em espécies pouco reativas e de baixa toxicidade, como N₂ e CO₂. As reações envolvidas no processo são mostradas abaixo:
Reação I: 2NO(g) → N₂(g) + O₂(g)
Reação II: 2NO₂(g) → N₂(g) + 2O₂(g)
Reação III: 2CO(g) + O₂(g) → 2CO₂(g)
Considerando as informações fornecidas, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As reações I, II e III representam reações de oxirredução, nas quais a molécula de oxigênio atua como agente redutor.
02. A energia de ativação associada à formação de N2 a partir da reação I é menor na presença de catalisadores metálicos do que na ausência de catalisadores.
04. Os catalisadores metálicos utilizados nos automóveis não são consumidos nas reações de formação de N₂, O₂ e CO₂ e podem ser utilizados por longos períodos de tempo.
08. Os produtos formados na reação I apresentam ligações do tipo π.
16. Todos os compostos descritos nas reações I, II e III possuem ligações com caráter covalente.
32. Os catalisadores metálicos utilizados para converter gases de exaustão em automóveis caracterizam um exemplo de catálise homogênea.